02/04/2024
CONSERVAÇÃO DO SOLO: O PRIMEIRO PASSO DE QUALQUER CULTURA
3 min. de leitura
Nesse mês de abril celebramos o Dia da Conservação do Solo, dada sua importância na agricultura. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, por volta de 33% das terras em todo o planeta estão degradadas em menor ou maior escala.
Essa realidade coloca em risco não apenas novas culturas como a própria segurança alimentar. Isso é resultado de práticas insustentáveis, com culturas desgastantes sem o devido cuidado entre uma safra e outra. As principais consequências são:
- Culturas enfraquecidas
- Improdutividade
- Infertilidade
- Perda da fauna local
Conservação do solo: o que é
A conservação do solo nada mais é do que um conjunto de práticas sustentáveis entre as safras que promovam a renovação da terra inclusive fazendo uso de recursos naturais, que incluem rotação de culturas, adubação verde, plantio direto e outras.
Através da conservação do solo, a biodiversidade é preservada, respeitando o ciclo natural de crescimento e maturação, melhorando a hidratação e arejamento da planta.
Vantagens da conservação do solo
Terras saudáveis produzem mais e com alta qualidade. Através da conservação, o solo encontra condições mais adequadas para proliferação de microrganismos responsáveis pelo equilíbrio e pela limpeza orgânica das culturas.
Outras notícias
22/11/2024
2 min. de leitura
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA
17/09/2024
2 min. de leitura
PRIMAVERA TRAZ OPORTUNIDADES E EXIGE CUIDADOS
14/08/2024
3 min. de leitura
EXPOINTER: TRADIÇÃO GAÚCHA PARA O MUNDO
15/07/2024
2 min. de leitura
Fruticultura é Valorizada em Tratores da Yanmar
10/06/2024
2 min. de leitura